O papel da escola no combate ao sedentarismo na infância e adolescência
A falta de atividade física, tanto em jovens quanto em adultos,
tem grande correlação com a incidência e séria predisposição a
grande número de doenças crônicas graves. Assim sendo, o
exercício físico é uma das ferramentas terapêuticas mais
importantes para boa saúde, bem-estar e, obviamente, combate ao
sedentarismo. Em escolas, o profissional de Educação Física é
elemento importantíssimo para a disseminação de bons hábitos e
saúde e promoção de atividade física. Sendo assim, o objetivo
geral deste estudo é refletir sobre o papel do professor de
Educação Física na construção de um cotidiano mais ativo para
crianças e adolescentes, de modo a incentivar o combate ao
sedentarismo, valorizar o movimento e o cuidar da saúde.
Este estudo é de relevância educacional e de saúde, pois a
escola precisa exercer seu papel de cidadão de incentivar bons
hábitos na vida de uma pessoa, a fim de assegurar uma educação
de boa qualidade como o direito constitucional de todo cidadão.
Palavras-chave: sedentarismo, papel da escola, profissional de Educação Física, bemestar, bons hábitos, incentivo.
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Publicado: 2025-11-01
Como citar (ABNT):
BARBOSA, A. F. et al. O papel da escola no combate ao sedentarismo na infância e adolescência. Plural – Revista Acadêmica, São Paulo, v. 2, n.8, p. 01 – 13, novembro 2025.
Volume 4 - Número 8 - Novembro 2025: Caderno Educação