Análise da relação da produção científica entre Brasil e Canadá
Este estudo bibliométrico investiga a cooperação científica Brasil–Canadá entre 2015 e 2024, analisando 23 567 registros extraídos da base OpenAlex. As áreas mais colaborativas são Ciências da Saúde (40%) e Ciências Físicas (31%), seguidas por Biociências (16%) e Ciências Sociais (13%). A segmentação em quinquênios revelou estabilidade anual de cerca de 3000 publicações até 2019, seguida por crescimento superior a 4000 registros anuais durante a pandemia de COVID-19. No âmbito institucional, a USP lidera isoladamente, enquanto o Canadá distribui sua colaboração entre cinco universidades, indicando estratégias diferenciadas de internacionalização. Os resultados apontam a importância de investimentos em infraestrutura e em plataformas remotas para sustentar e diversificar parcerias bilaterais
Palavras-chave: Bibliometria; Colaboração Científica; Internacionalização Acadêmica.
AKSNES, Dag W.; SIVERTSEN, Gunnar. Global trends in international research collaboration, 1980–2021. Journal of Data and Information Science, v. 8, n. 2, p. 26–42, 2023.
BALLAS, Dimitris; TRANMER, Mark. Happiness, space and place: Community area clustering and spillovers of life satisfaction in Canada. Applied Research in Quality of Life, v. 18, p. 1801–1830, 2023.
BANERJEE, Ritwik. Introduction to the special issue—Canada’s economic immigration policy: Opportunities and challenges for the road ahead. Journal of International Migration and Integration, v. 24, n. Suppl. 3, p. 585–597, 2023.
BAUDER, Harald; CAMERON, Evan. Towards a critical policy analysis of immigrant integration: Lessons from Canada. Social Inclusion, v. 9, n. 1, p. 336–345, 2021.
ESSES, Victoria M.; HAMILTON, Lise K.; GAUCHER, Daniel. The global refugee crisis: Empirical evidence and policy implications for improving public attitudes and facilitating refugee resettlement. Social Issues and Policy Review, v. 11, n. 1, p. 78–123, 2017.
GLÄNZEL, Wolfgang; SCHUBERT, András. Analysing scientific networks through co-authorship. In: MOED, Henk F.; GLÄNZEL, Wolfgang; SCHMOCH, Ulrich (Ed.). Handbook of Quantitative Science and Technology Research. Dordrecht: Springer, 2004. p. 257–276.
GUO, Shibao. The changing nature of adult education in the age of transnational migration: Toward a model of recognitive adult education. New Directions for Adult and Continuing Education, n. 138, p. 7–17, 2015.
LEYDESDORFF, Loet; WAGNER, Caroline S. International collaboration in science and the formation of a core group. Journal of Informetrics, v. 2, n. 4, p. 317–325, 2008.
NARIN, Francis; STEVENS, Kenneth; WHITLOW, Evelyn S. Scientific cooperation in Europe and the citation of multinationally-authored papers. Scientometrics, v. 21, n. 3, p. 313–323, 1991.
PRIEM, Jason; PIWOWAR, Heather; ORR, Richard. OpenAlex: a fully-open index of scholarly works, authors, venues, institutions, and concepts. [S.l.]: [s.n.], 2022.
RAIHAN, Md. M. H.; CHOWDHURY, Nazmul; TURIN, Taulant C. Low job market integration of skilled immigrants in Canada: Implications for social integration and mental well-being. Societies, v. 13, n. 3, p. 75, 2023.
Publicado: 2025-11-01
Como citar (ABNT):
FERREIRA, F. L. L. da S.; RODRIGUES, W. B. Análise da relação da produção científica entre Brasil e Canadá. Plural – Revista Acadêmica, São Paulo, v. 2, n.8, p. 223 – 235, novembro 2025.
Volume 4 - Número 8 - Novembro 2025: Caderno Tecnologia