Plural - Revista Acadêmica

O ensino e a aprendizagem da matemática no processo de letramento da língua materna: reflexões para a prática pedagógica de alunas do curso de pedagogia

Resumo

Este artigo procura refletir sobre os conceitos de alfabetização e de letramento matemático. Tem como objetivo geral estudar a alfabetização e o letramento matemático como contribuição ao processo de letramento da língua materna. Investigar e refletir sobre como a professora que ensina matemática no curso de Pedagogia, a partir de sua concepção de educação e de sua prática pedagógica, concebe a alfabetização e o letramento das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Para este estudo foi proposto para alunas do curso de Pedagogia do Centro Universitário Sumaré, aproveitar o estágio obrigatório para observar a prática pedagógica de suas professoras. As alunas fizeram a observação de aulas mediante um roteiro pré-estabelecido, entrevistaram as professoras, analisaram planos de aula e as atividades elaboradas e desenvolvidas pelas crianças. A hipótese para questão norteadora, a partir dos relatos das alunas, apontaram que as professoras ainda têm uma prática meramente conteudista se limitando à memorização da tabuada e focando nos algoritmos das quatro operações.

Palavras-chave: Alfabetização Matemática, Educação Matemática, Letramento Matemático, Pedagogia, Professores que ensinam Matemática.

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Publicado: 2025-11-01

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Como citar (ABNT):

SIMÃO, D. C. O ensino e a aprendizagem da matemática no processo de letramento da língua materna: reflexões para a prática pedagógica de alunas do curso de pedagogia. Plural – Revista Acadêmica, São Paulo, v. 2, n.8, p. 26 – 34, novembro 2025.

Volume 4 - Número 8 - Novembro 2025: Caderno Educação