Plural - Revista Acadêmica

Palavra do Reitor - Volume 4 - Número 8 - Novembro 2025


Bom Uso de tecnologias na educação

Criar meios de transmissão de conhecimento de forma ágil e propícia é uma tendência natural do ser humano. As novas tecnologias revolucionaram a forma como usamos, recebemos e enviamos informações. Praticamente todos os aspectos das nossas vidas foram impactados pela tecnologia da informação e comunicação (TIC), e com a área educacional não foi diferente: computadores, tablets, kindles e outros dispositivos permeiam as salas de aula e os momentos de estudo.

O uso de tecnologias pode propiciar um ambiente de aprendizagem melhor, pois possibilita uma vasta gama de fontes de pesquisa e diferentes formas de se apresentar e aplicar o conteúdo estudado.

Ademais é por meio da tecnologia que a educação chega a lugares remotos, chega a pessoas que não teriam como se deslocar para estudar, trata-se da educação à distância (EaD). Essa modalidade de ensino só é possível graças à tecnologia. No Brasil, a plataforma que permite a educação à distância é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), originalmente chamada de Implementar Learning Management System (LMS). Trata-se de uma plataforma educacional que converge a tecnologia com diversos recursos, como disponibilização de livros virtuais, bibliotecas on-line, exercícios customizados e gamificados.

Educação e tecnologia, sem dúvida, caminho juntas, pela gama de oportunidades oferecidas. Contudo, é preciso salientar a necessidade do bom uso dos recursos tecnológicos. Quando usados em demasia, podem trazer cansaço, tendência a sedentarismo, isolamento social; a superexposição a telas em idade muito precoce é prejudicial de várias formas ao desenvolvimento da criança. Parcimônia é o segredo do bom uso de TICs.

O Centro Universitário Sumaré, ciente do seu papel transformador na educação, está atento ao bom uso das tecnologias disponíveis; ele capacita professores, investe em softwares e recursos atualizados e dinâmicos, em prol de uma educação de qualidade e excelência, que tem como foco preparar profissionais brilhantes e aptos para enfrentar os desafios profissionais e pessoais, permitindo-lhes o desenvolvimento de habilidades técnicas (hard skills) e competências comportamentais (soft skills).

Antônio Fernando Soria Barbosa
Reitor do Centro Universitário Sumaré