Autorretrato: a avaliação da prática profissional a partir das trajetórias formativas
Este estudo tem por objetivo avaliar as práticas docente a partir das trajetórias formativas. Para tanto foram coletadas informações que apontam um processo reflexivo que aborda fatos e experiências. O referencial teórico se baseia nos estudos de Oliveira, Bourdieu e Lahire. Os resultados mostraram que o sujeito necessita de um processo de reflexão, que se inicia a partir da recuperação de suas memórias para compreensão de elementos presentes em sua identidade profissional.
Palavras-chave: Reflexão; Práticas; Disposições; habitus, trajetórias formativas.
BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: A Sociologia de Pierre Bourdieu. Renato Ortiz (Org.) Ed. Olho D´água, pág. 39-72, 2003.
LAHIRE, Bernard. Retratos Sociológicos: Disposição e Variações Individuais. Tradução: Didier Martin e Patrícia Chittoni Ramos Reuillard – Porto Alegre: Artmed, 2004.
OLIVEIRA, Lúcia Matias da Silva. As formas identitárias nos contextos de trabalho: Uma análise de profissionalidade docente. Tese de Doutoramento. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: PUCSP, 2014.
Publicado: 2022-05-01
Como citar (ABNT):
CHIURATTO, A. A.; CARNEO, C. R.; MOREIRA, N. Autorretrato: a avaliação da prática profissional a partir das trajetórias formativas. Revista Plural, São Paulo, v.1, núm.1, p. 01 – 12, maio. 2022.
Volume 1 - Número 1 - Maio 2022: Caderno Educação