Plural - Revista Acadêmica

Regras para Publicação

1. Escopo para publicação

A Revista Eletrônica Plural do Centro Universitário Sumaré publica trabalhos produzidos nas seguintes áreas:

  • Educação
  • Engenharias e Arquitetura
  • Gestão (Ciências Sociais Aplicadas)
  • Saúde
  • Tecnologia da Informação e Comunicação
2. Periodicidade:

A Revista Eletrônica Plural do Centro Universitário Sumaré tem publicação semestral.

3. Política de livre acesso:

O Centro Universitário Sumaré é um fomentador de conhecimento e acredita que ele é a base para o desenvolvimento pessoal. Desta forma, a Revista Eletrônica Plural do Centro Universitário Sumaré, em sua contribuição com a democratização do conhecimento e incentivo ao pensamento crítico, possibilita sua ampla distribuição, bem como publicação a membros externos.

4. Formato e gênero textual:

A Revista Eletrônica Plural do Centro Universitário Sumaré publica os seguintes gêneros textuais:

  • Artigos acadêmico-científicos;
  • Resenhas críticas de obras literárias;
  • Notas de pesquisas;
  • Relatos de casos;
  • Entrevistas acadêmico-científicas.
5. Processo de avaliação pelos parecistas:

Os trabalhos dos autores que desejam publicar na Revista Eletrônica Plural do Centro Universitário Sumaré devem enviar suas produções escritas para o e-mail revista@sumare.edu.br.

Posteriormente tais trabalhos passarão por uma avaliação prévia, a fim de verificar se eles estão de acordo com as regras exigidas para publicação na Revista Plural.

Caso a revisão de plágio o detecte, o trabalho será imediatamente descartado do processo de avaliação. É considerado plágio material apresente o percentual 9%. Não serão aceitas traduções de pesquisas estrangeiras já publicadas em outros idiomas; estas também são apontadas como plágio.

Os trabalhos elegíveis para publicação, mas que não estiverem de acordo com as normas da Revista Eletrônica Plural serão devolvidos aos respectivos autores para adequações; será dado um prazo de 10 dias úteis para correções e novo envio. Após este prazo, o trabalho deixa de ser elegível para publicação. Igualmente deixarão de ser elegíveis para publicação os trabalhos devolvidos aos autores e por eles reenviados sem as adequações necessárias.

A seguir, serão feitas as avaliações por parecistas; estes são membros do Comitê de Ética e Conselho Editorial, devidamente designados. Vale ressaltar que estes podem fazer pequenas modificações, sem que seja comprometida a ideia inicial do autor, apenas para adequações, tanto na estrutura, quanto no conteúdo. Caso não haja divergências destes parecistas, o trabalho é enviado a um terceiro parecista que dirá se o trabalho é de fato elegível para publicação.

São estes os critérios observados pelos parecistas:

  • Veracidade dos dados;
  • Diálogo com a literatura concernente ao assunto tratado;
  • Coesão e coerência textual;
  • Adequação à norma culta da língua;
  • Respeito aos direitos humanos;
  • Uso de regras da ABNT.

O tempo estimado para a conclusão do processo de avaliação descrito anteriormente é de dois meses.

A lista de parecistas, que são os membros do Comitê de Ética e Conselho Editorial encontra-se aqui

6. Extensão do arquivo:

Os trabalhos dos autores que desejam publicar na Revista Eletrônica Plural do Centro Universitário Sumaré devem ser enviados para o e-mail revista@sumare.edu.br em formato Word.

7. Quantidade de páginas:

Os artigos acadêmico-científicos e as resenhas críticas de obras literárias devem ter entre 8 e 20 páginas.

As notas de pesquisa e relatos de casos devem ter entre 03 e 10 páginas.

As entrevistas acadêmico-científicas devem ter entre 05 e 10 páginas.

8. Formatação:

A formatação segue as normas da ABNT: NBR 14724 e NBR 6023. Desta forma ficam estabelecidas as seguintes normas:

  • Fonte: Arial.
  • Tamanho da fonte: 12, para todo o texto, inclusive o título, com exceção para citações com mais de três linhas, notas de rodapé, legendas e fontes de ilustrações, as quais devem ser com tamanho 10.
  • Espaço entre linhas: 1,5 para todo o texto com exceção para citações com mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas de ilustrações, e das tabelas, natureza do trabalho, as quais devem ter espaçamento simples (1,0).
  • Margens: Esquerda e superior de 3cm. Direita e inferior de 2 cm.
  • Paginação: A paginação deve ser localizada no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior. Os originais devem ser paginados de forma crescente, iniciando com o número 1, em algarismos arábicos.
  • Indicação de seções: Deve ser em numerais arábicos; o indicativo numérico de uma seção deve preceder seu título. Alinhamento à esquerda. Os títulos de seção primária devem iniciar uma página e deve ser separado do texto que o sucede por um espaço entre linhas de 1,5. Já os títulos de subseções devem ser separados dos textos que os precede e sucede por um espaço de 1,5. Ressalta-se que títulos que ocupam mais de uma linha devem ser, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da palavra do título. Os títulos que não requerem indicativo numérico devem ser centralizados; são eles: introdução, resumo, referências e anexos.
  • Numeração progressiva de seções: as principais divisões de um texto são: seção primária, seção secundária, terciária, quaternária e quinaria. Todas as progressões de seções são indicadas em algarismos arábicos. O indicativo da seção é alinhado na margem esquerda, precedendo o título, dele separado por um espaço.
  • Ilustrações: a identificação deve constar na parte superior, precedida da palavra designativa (se é desenho, fotografia, figura, imagem, quadro, gráfico, esquema, tabela) e em seguida o número de ordem da ocorrência no texto, em algarismo arábico, travessão e respectivo título. A indicação da fonte consultada deve vir após a ilustração, na parte inferior; este é elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor. As ilustrações devem ser citadas e inseridas no texto.
  • Aspas: aspas duplas para citações de até três linhas. E para títulos de capítulos de livros, poemas e contos, citados no texto.
  • Itálico: usado para termos estrangeiros e títulos das referências (livros e periódicos).
  • Estrutura do arquivo: estrutura corrente, sem quebra de páginas entre uma seção e outra.
  • Formatação de títulos: escritos em caixa alta, fonte 12. Separação de título para subtítulos com dois pontos (:). Abaixo do título em língua vernácula, na linha a seguir a sua versão para o idioma do abstract.
9. Autoria:

A identificação de autoria deve constar na capa desde a submissão à primeira avaliação.

São aceitos até sete autores por trabalho.

Na nota de rodapé deve-se indicar titulação adquirida ou em processo, área de concentração e endereço do currículo lattes (caso possua). Usar fonte 10 e espaçamento entre linhas simples (1.0).

10. Resumo e abstract:

Devem apresentar entre 100 a 250 palavras. Escritos em fonte tamanho 12. A palavra RESUMO deverá vir em caixa alta, negritado, sem dois pontos e alinhado à esquerda.

Informações: tema/assunto, o objetivo, o problema investigativo, as fontes utilizadas, os referenciais teórico-metodológicos, e os resultados parciais ou finais da pesquisa.

O corpo do resumo não deve ser dividido em parágrafos.

A seguir deve apresentar as palavras-chave (keywords); são obrigatórias apenas nos formatos de Artigo e Relatos de Experiência e Revisão Bibliográfica. Fonte tamanho 10, negritado apenas no título (Palavras-Chave ou Keywords); texto justificado, seguida de dois pontos (:), separadas entre si por ponto final.

O Abstract é a versão em Língua Inglesa do resumo e deverá vir após a versão em português, seguindo as mesmas orientações do resumo.

11. Corpo do texto:

O corpo do texto pode ser constituído de quantas seções o autor desejar. Contudo é apresentada como sugestão:

  • Introdução: Deve conter a apresentação do problema investigativo, os objetivos do trabalho (geral e específicos) e a justificativa do estudo.
  • Materiais e métodos: Devem ser claros e suficientemente detalhados (desenho experimental) para que os leitores e revisores possam compreender precisamente o que foi feito e permitir que seja repetido por outros. Especificamente para a área da Saúde, é necessário explicitar técnicas-padrões precisam apenas ser citadas. Marcas registradas devem ser claramente indicadas. Fontes de reagentes e equipamentos (marca e país) devem ser citados.
  • Resultados: Deve ser um relato conciso e impessoal da nova informação (todos os achados relevantes positivos e negativos) revelados pelo estudo. Evitar repetir no texto os dados apresentados em tabelas e ilustrações e usar a grafia do verbo no passado.
  • Suporte financeiro (caso haja): Informar todos os tipos de fomento recebidos de agências de fomento ou demais órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa.
  • Considerações finais: Deve apresentar de forma avaliativa, reflexiva e propositiva as considerações sobre a pesquisa.
  • Referências bibliográficas: A lista completa de referências no final do estudo deve estar de acordo com o Estilo ABNT. As referências devem estar dispostas em ordem alfabética. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido mencionados no texto são da responsabilidade dos autores.
12. Citações:
  • Citações indiretas: deve-se colocar a identificação do autor da ideia apresentada, mencionando entre parênteses autor e ano.
  • Citações diretas:
    • Se for menor de três linhas: usadas entre aspas e no corpo do texto.
    • Se for maior que três linhas: usadas sem aspas, em outro parágrafo, em recuo de 4 cm, sem o uso de itálico.
    • Citações longas: usar fonte tamanho 10, espaçamento simples, em recuo de 4 cm, sem o uso de itálico e sem aspas.
13. Referências:

Artigo de periódico:

  • SOBRENOME DO AUTOR, Iniciais do nome do autor. Título. Revista, cidade da publicação, volume, número, páginas, Mês de publicação. Ano de publicação.

Artigo ou matéria de site:

  • Com autor: SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: . Acesso em: dia, mês e ano.
  • Sem autor: TÍTULO da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: . Acesso em: dia, mês e ano.

Capítulo de livro:

  • SOBRENOME DO AUTOR, Iniciais do nome do autor do capítulo. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Iniciais do nome do autor. Título da publicação no todo. Edição. Local de publicação: editora, ano. página inicial-final da parte referenciada.

Livro:

  • SOBRENOME DO AUTOR, Iniciais do nome do autor. Título: subtítulo. Local: Editora, ano.

Tese ou dissertação:

  • SOBRENOME DO AUTOR, Iniciais do nome do autor. Título: subtítulo. Ano apresentação do trabalho. Número de folhas. Indicação de dissertação ou tese (Grau ou área de concentração) - indicação de faculdade, Universidade (por extenso), Local. Ano de conclusão.

Trabalhos apresentados em eventos:

  • SOBRENOME, Iniciais do nome do autor. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, edição do evento (se houver), ano, local (cidade) de realização. Título... , local de publicação: editora, data da publicação. página inicial-final.
14. Declaração de direitos autorais e aceite das regras de publicação:

Somente serão publicados trabalhos, cujos autores expressarem por meio de declaração de direitos autorais e originalidade, bem como o aceite das regras de publicação.