Plural - Revista Acadêmica

A constituição da prática docente: desafios e possibilidades

Resumo

Este artigo tem como objetivo evidenciar a constituição da prática docente, seus desafios e possibilidades, por meio da recuperação de aspectos presentes nos processos de socialização. Para tanto foram consultados os autores Berger, Luckamann, Dubar e Oliveira. Foi realizada uma coleta de dados. Os resultados mostraram a força da socialização primária como influência determinante no exercício da profissão.

Palavras-chave: Prática, identidade profissional, processos de socialização.

Referências

OLIVEIRA, L. M. S. As formas identitárias nos contextos de trabalho: Uma análise de profissionalidade docente. Tese de Doutoramento. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: PUCSP, 2014.

DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade – Tratado de sociologia do conhecimento. (Trad. Floriano de Souza Fernandes). Petrópolis: Vozes. 2012.

Publicado: 2022-11-01

PDF

Como citar (ABNT):

MOTTE, C. S. R.; RIBEIRO, C. A. B.; ALMEIDA, R. F. A constituição da prática docente: desafios e possibilidades. Revista Plural, São Paulo, v.1, núm.2, p. 01 – 10, nov. 2022.

Volume 1 - Número 2 - Novembro 2022: Caderno Educação