A constituição da prática docente: desafios e possibilidades
Este artigo tem como objetivo evidenciar a constituição da prática docente, seus desafios e possibilidades, por meio da recuperação de aspectos presentes nos processos de socialização. Para tanto foram consultados os autores Berger, Luckamann, Dubar e Oliveira. Foi realizada uma coleta de dados. Os resultados mostraram a força da socialização primária como influência determinante no exercício da profissão.
Palavras-chave: Prática, identidade profissional, processos de socialização.
OLIVEIRA, L. M. S. As formas identitárias nos contextos de trabalho: Uma análise de profissionalidade docente. Tese de Doutoramento. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: PUCSP, 2014.
DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade – Tratado de sociologia do conhecimento. (Trad. Floriano de Souza Fernandes). Petrópolis: Vozes. 2012.
Publicado: 2022-11-01
Como citar (ABNT):
MOTTE, C. S. R.; RIBEIRO, C. A. B.; ALMEIDA, R. F. A constituição da prática docente: desafios e possibilidades. Revista Plural, São Paulo, v.1, núm.2, p. 01 – 10, nov. 2022.
Volume 1 - Número 2 - Novembro 2022: Caderno Educação