A importância das redes sociais na construção de imagem de marcas
Na atualidade, o consumidor adepto das tecnologias digitais,
conectado e ávido por expressar sua opinião, busca informações
através da internet, em relação a produtos ou serviços de seu
interesse. Os comentários e as avaliações vão formando a
reputação de uma marca, e as redes sociais exercem um papel
importante. São espaços onde as empresas podem apresentar-se e
interagir com a sociedade, incluindo clientes, fornecedores,
comunidades, governos,etc. A reputação online pode ser positiva;
isso ajuda a empresa, já que a informação é instantânea e
alcança muitas pessoas. Entretanto, se a reputação online for
negativa, a empresa passa a enfrentar uma crise, da qual precisa
ter um plano de comunicação eficiente para se posicionar.
O presente artigo procurou responder ao objetivo de analisar
como a comunicação empresarial nas redes sociais pode ser
utilizada de forma eficiente para fortalecer o relacionamento
entre empresas e seus clientes, promover a fidelização e o
engajamento do público, além de identificar os principais
desafios e precauções que as empresas devem ter ao utilizar
essas plataformas. Os resultados encontrados dizem respeito à
necessidade da empresa em ter um aparato para enfrentar a crise
de imagem, com ações preventivas e monitoramento nas redes
sociais, onde as informações podem escapar ao controle da
empresa, assumir uma postura ética e buscar reparar os danos.
Palavras-chave: comunicação empresarial; reputação on-line; crise.
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Publicado: 2023-11-01
Como citar (ABNT):
POLLONI, A. et al. A importância das redes sociais na construção de imagem de marcas. Plural – Revista Acadêmica, São Paulo, v. 2, n.4, p. 54 – 68, nov. 2023.
Volume 2 - Número 4 - Novembro 2023: Caderno Gestão