Plural - Revista Acadêmica

A importância das redes sociais na construção de imagem de marcas

Resumo

Na atualidade, o consumidor adepto das tecnologias digitais, conectado e ávido por expressar sua opinião, busca informações através da internet, em relação a produtos ou serviços de seu interesse. Os comentários e as avaliações vão formando a reputação de uma marca, e as redes sociais exercem um papel importante. São espaços onde as empresas podem apresentar-se e interagir com a sociedade, incluindo clientes, fornecedores, comunidades, governos,etc. A reputação online pode ser positiva; isso ajuda a empresa, já que a informação é instantânea e alcança muitas pessoas. Entretanto, se a reputação online for negativa, a empresa passa a enfrentar uma crise, da qual precisa ter um plano de comunicação eficiente para se posicionar.

O presente artigo procurou responder ao objetivo de analisar como a comunicação empresarial nas redes sociais pode ser utilizada de forma eficiente para fortalecer o relacionamento entre empresas e seus clientes, promover a fidelização e o engajamento do público, além de identificar os principais desafios e precauções que as empresas devem ter ao utilizar essas plataformas. Os resultados encontrados dizem respeito à necessidade da empresa em ter um aparato para enfrentar a crise de imagem, com ações preventivas e monitoramento nas redes sociais, onde as informações podem escapar ao controle da empresa, assumir uma postura ética e buscar reparar os danos.

Palavras-chave: comunicação empresarial; reputação on-line; crise.

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Publicado: 2023-11-01

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Como citar (ABNT):

POLLONI, A. et al. A importância das redes sociais na construção de imagem de marcas. Plural – Revista Acadêmica, São Paulo, v. 2, n.4, p. 54 – 68, nov. 2023.

Volume 2 - Número 4 - Novembro 2023: Caderno Gestão