Motivação no ambiente de trabalho: ações de educação coorporativa para retenção e desenvolvimento de talentos
Esse trabalhado acadêmico tem o de objetivo mostrar como uma organização através da área de recursos humanos tem a possibilidade de desenvolver ações ligadas a educação coorporativa, desenvolvimento interno e bem-estar . Para esse estudo usaremos como modelo de ações desenvolvidas pela empresa Flex BPO que atua no segmento de call center e telemarketing. Este perfil de organização tem por característica um alto fluxo de contratação para suprir a demanda de todos os clientes, mas geralmente não investe em reter e desenvolver colaboradores fazendo com que exista um alto índice de rotatividade por diversos motivos, como, políticas internas não humanizadas, ambiente insalubre e inflexível, falta de perspectiva de crescimento de carreira e falta de iniciativas para desenvolvimento interno. Através deste estudo mostraremos com o a empresa em questão reverteu o alto índice de rotatividade e iniciou outros projetos para desenvolvimento e bem-estar.
Palavras-chave: Recursos humanos. Motivação. Educação coorporativa. Gestão de Pessoas. Desenvolvimento.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas – O novo papel da Gestão do talento humano. 5ª edição. São Paulo: Atlas, 2020.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos: como incrementar talentos na empresa. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MANSO, URSULA. Flex economiza 3 milhões ao reduzir rotatividade. VOCÊS/A, 2017. Disponível em:https://vocesa.abril.com.br/voce-rh/flex-economiza-3-milhoes-ao-reduzir-rotatividade. Acesso em: 19 de julho de 2022.
MORAES, Vanderlei. Rh portal: A remuneração e os benefícios sociais. São Paulo, 2015. Disponível em: http://rhportal.com.br/artigos-rh/remunera-e-beneficios-sociais
SCHREINER, Estela; BUSANELLO, Marcia. Assistente de recursos humanos: rotinas de trabalho, perfil profissional. São Paulo: Senac, 2019. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
Employee Experience: como a Flex melhora a satisfação profissional. Flex, 2019. Disponível em: https://www.flexbpo.com.br/conteudos-flex/employee-experience-flex. Acesso em: 19 de julho de 2022.
Flex comemora 10 anos de muita história. Flex, 2019. Disponível em: https://www.flexbpo.com.br/imprensa/releases/flex-comemora-10-anos-de-muita-historia. Acesso em: 19 de julho de 2022.
Publicado: 2022-05-01
Como citar (ABNT):
POLLONI, A.; BARDICHI, A. P. S.; FURLANETTO, C. Motivação no ambiente de trabalho: ações de educação coorporativa para retenção e desenvolvimento de talentos. São Paulo, v.1, núm.1, p. 72 – 81, maio. 2022.
Volume 1 - Número 1 - Maio 2022: Caderno Gestão