Plural - Revista Acadêmica

A identidade docente: uma análise das disposições presentes no pensamento do professor

Resumo

A pesquisa apresenta uma análise de representações presentes no pensamento dos professores. Considerou-se que suas práticas expressam visões construtivistas e tradicionalistas. O referencial teórico é baseado nos estudos de Lawn e Gimeno. Para tanto foi realizada uma coleta de dados om professores da rede de ensino público do Estado de São Paulo em uma pesquisa empírica de teor qualitativo. Seus resultados apontam que o discurso é construtivista, mas a prática é tradicional.

Palavras-chave: Dimensões pedagógicas, pensamento do professor, identidade docente.

Referências

FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos Professores. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142001000200013. Acesso em: 10/04/2016.

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LAWN, Martin. Os Professores e a fabricação de identidades. Currículo sem Fronteiras, v.1.

Publicado: 2022-11-01

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Como citar (ABNT):

CRISPIM, A. S.; NEVES, E. G.; LEITE, M. B. A identidade docente: uma análise das disposições presentes no pensamento do professor. Revista Plural, São Paulo, v.1, núm.2, p. 11 – 21, nov. 2022.

Volume 1 - Número 2 - Novembro 2022: Caderno Educação