Plural - Revista Acadêmica

Ações docentes que visam ao despertar para uma sociedade justa e igualitária

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo mostrar que é possível a promoção do despertar para uma sociedade mais justa e igualitária, por meio da ação docente. Para tanto foi feita uma pesquisa descritiva. Os resultados mostraram que é realmente possível ao professor promover atividades em classe que despertam o senso de empatia e respeito à pessoa com deficiência, por meio da escolha de material didático pelo professor que propicia uma reflexão a esse respeito.

Palavras-chave: deficiente, deficiência, integração, diversidade, ação docente, material didático.

Referências

BAGNO, M. Tarefas da educação linguística no Brasil. Rev. Brasileira de Linguística Aplicada, v. 5, n. 1, 2005.

BRASIL, Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . Acesso em: 01º.09.2023.

BRASIL. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/17270-pnad-continua.html . Acesso em: 01º.09.2023.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professor? – Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Ed. Cortez, 2003.

MAGALHÃES, M. C. (org.). A formação do professor como um profissional crítico – Linguagem e Reflexão. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

MRECH, L. M. O que é educação inclusiva? Trabalho apresentado no evento do Lide. Seminário Educação Inclusiva: Realidade ou Utopia?, em 5 de maio de 1999, no auditório da Faculdade de Educação da USP. Disponível em: http://www.inclusao.com.br/index_.htm. Acesso em: 29.08.2023.

MRECH, L. M. O que é educação inclusiva? Revista Integração do MEC, Brasília, v. 20, p. 37, 2001.

SANTOS, R. O. F. Algumas considerações sobre a Educação Inclusiva e as novas exigências para a formação de professores. Revista Educação Pública, v. 19, nº 12, 25 de junho de 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/19/12/algumas-consideracoes-sobre-aeducacao-inclusiva-e-as-novas-exigencias-para-a-formacao-de-professores. Acesso em: 29.08.2023.

SASSAKI, R. K. Inclusão no lazer e turismo – em busca da qualidade de vida. São Paulo: Áurea Editora, 2003.

Publicado: 2023-11-01

PDF

Como citar (ABNT):

BARDICHI, A. P. S.; LACERDA. P. S. P.; LARA, P. T. Ações docentes que visam ao despertar para uma sociedade justa e igualitária. Plural – Revista Acadêmica, São Paulo, v. 2, n.4, p. 15 – 31, nov. 2023.

Volume 2 - Número 4 - Novembro 2023: Caderno Educação