Plural - Revista Acadêmica

O marketing digital no conceito da internet das coisas

Resumo

O presente artigo pretende analisar a crescente demanda por dispositivos conectados e qual a influência do marketing digital para tais dispositivos. Apesar de ter sido cunhado em 1999 pelo britânico Kevin Ashton, o termo "internet das coisas” não poderia ser mais recente e atual.

Foi somente alguns anos depois que os smartphones começaram a se popularizar e a estar cada vez mais presentes no bolso dos cidadãos. Os smartphones revolucionaram a forma como nos conectamos com as pessoas e com o mundo. Mas ao contrário do que muitos podem pensar, eles não fazem parte do conceito: internet das coisas. Apesar de ter sido a porta de entrada para os objetos conectados, o processo de conectar dispositivos, vestíveis, bens e eletrodomésticos é mais recente ainda. Os relógios conectados da marca Apple, os carros conectados da marca Tesla, os eletrodomésticos conectados da marca Samsung e as caixas de som/assistentes virtuais da marca Amazon são, por exemplo, algumas das maneiras com que estamos nos conectando cada vez mais.A aplicação da internet das coisas será muito impulsionada pela adoção da internet rápida — 5G — que já está presente em alguns países e em breve será a forma de conexão dominante ao redor do mundo.

As agências de marketing, anunciantes e principalmente as empresas de tecnologia não perdem a oportunidade de estar cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas através destes dispositivos. Mas até onde o consumidor aceitará receber anúncios por seus dispositivos, qual o limite da privacidade na coleta de informação por tais dispositivos, como será regulado esse mercado e como as empresas podem usufruir desse mundo cada vez mais conectado para vender seus produtos e serviços é o que analisaremos nas próximas páginas deste trabalho.

Palavras-chave: Internet das Coisas, marcas, conectividade.

Referências

Brian Swint Valor, 2020. Disponível em: https://valor.globo.com/mundo/noticia/2020/10/03/robos-vencem-humanos-em-teste-de-previsao-de-colapso-financeiro.ghtml

Chris Riley, CIO, 2017. Disponível em: https://cio.com.br/tendencias/junte-internet-das-coisas-industrial-e-lean-no-chao-de-fabrica/

COLEMAN, C. et alli. Deloitte, 2017. Disponível em: https://www2.deloitte.com/content/dam/insights/us/articles/3828_Making-maintenance-smarter/DUP_Making-maintenance-smarter.pdf

Eder Oelinton. Suprimatec, 2018. Disponível em: https://suprimatec.com/aprendizado-de-maquina-na-pratica-como-a-alexa-da-amazon-funciona/

EXPERIAN. China Experian, 2019. Disponível em: https://china.experian.com/en/insights/2019-global-data-management-research

FINEP. FINEP, 2015. Disponível em: http://www.finep.gov.br/noticias/todas-noticias/4446-kevin-ashton-entrevista-exclusiva-com-o-criador-do-termo-internet-das-coisas

FUJINO. Katsushisa. Fujitsu, 2017. Disponível em: https://www.fujitsu.com/global/about/resources/featurestories/2017060201.html

HEER, Carsten. Ifr, 2020. Disponível em: https://ifr.org/ifr-press-releases/news/record-2.7-million-robots-work-in-factories-around-the-globe

iMasters. iMarsters, 2016. Disponível em: https://imasters.com.br/noticia/iot-vai-movimentar-64-bilhoes-de-coisas-conectadas-em-2016/

Hubfy. Hubfy, 2020. Disponível em: https://natal-rn.hubify.com.br/midia-paga/planejamento-de-midia-programatica/

Isabele Scavassa. TechTudo, 2020. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/03/iphone-12-podera-vir-com-sensor-3d-lidar-presente-no-ipad-pro-2020.ghtml

Jhone Estefano dos Santos. CIO, 2017. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/03/iphone-12-podera-vir-com-sensor-3d-lidar-presente-no-ipad-pro-2020.ghtml

JORDÃO, Fábio. Tech Mundo, 2010. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/daficcao-para-a-realidade/6226-da-ficcao-para-a-realidade-eu-robo.htm.

KRANZ, Maciej. Blog Cisco, 2018. Disponível em: https://blogs.cisco.com/innovation/take-a-leap-into-the-21st-century-of-iot

MARR, Bernard. Bernard Marr, 2020. Disponível em: https://www.bernardmarr.com/default.asp?contentID=704

MEOLA, Andrew. Business Insider, 2019. Disponível em: https://www.businessinsider.com/internet-of-things-devices-examples?op=1.

Liga. Liga Insights, 2020. Disponível em: https://liga.ventures/insights

PEGN. Revista PEGN, 2019. Disponível em: https://revistapegn.globo.com/Tecnologia/noticia/2017/09/ikea-lanca-aplicativo-de-realidade-aumentada-que-mostra-como-os-moveis-ficariam-em-casa.html

Pedro César Tebaldi Gomes. OP Services, 2019. Disponível em: https://www.opservices.com.br/4-tipos-de-analise-de-big-data/

Ploomes. Ploomes, 2019. Disponível em: https://blog.ploomes.com/internet-das-coisas-industria/

PROOF. PROOF, 2017. Disponível em: https://www.proof.com.br/blog/internet-das-coisas/

Alexandre Gallioti. IAB Brasil, 2019. Disponível em: https://iabbrasil.com.br/artigo-entenda-a-importancia-da-analise-de-dados-para-o-crescimento-da-sua-empresa/

PTC. PTC, 2017. Disponível em: https://www.ptc.com/en/resources/iiot/white-paper/unleashing-power-data-ar-and-iot

TUERK, Muriam. Forbes, 2019. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/miriamtuerk/2019/10/30/tesla-demonstrates-the-power-of-the-internet-of-things/?sh=62391ef610b7

Publicado: 2023-11-01

PDF

Como citar (ABNT):

POLLONI, A. et al. O marketing digital no conceito da internet das coisas. Plural – Revista Acadêmica, São Paulo, v. 2, n.4, p. 69 – 82, nov. 2023.

Volume 2 - Número 4 - Novembro 2023: Caderno Gestão