O marketing digital no conceito da internet das coisas
O presente artigo pretende analisar a crescente demanda por
dispositivos conectados e qual a influência do marketing digital
para tais dispositivos. Apesar de ter sido cunhado em 1999 pelo
britânico Kevin Ashton, o termo "internet das coisas” não
poderia ser mais recente e atual.
Foi somente alguns anos depois que os smartphones começaram a se
popularizar e a estar cada vez mais presentes no bolso dos
cidadãos. Os smartphones revolucionaram a forma como nos
conectamos com as pessoas e com o mundo. Mas ao contrário do que
muitos podem pensar, eles não fazem parte do conceito: internet
das coisas. Apesar de ter sido a porta de entrada para os
objetos conectados, o processo de conectar dispositivos,
vestíveis, bens e eletrodomésticos é mais recente ainda. Os
relógios conectados da marca Apple, os carros conectados da
marca Tesla, os eletrodomésticos conectados da marca Samsung e
as caixas de som/assistentes virtuais da marca Amazon são, por
exemplo, algumas das maneiras com que estamos nos conectando
cada vez mais.A aplicação da internet das coisas será muito
impulsionada pela adoção da internet rápida — 5G — que já está
presente em alguns países e em breve será a forma de conexão
dominante ao redor do mundo.
As agências de marketing, anunciantes e principalmente as
empresas de tecnologia não perdem a oportunidade de estar cada
vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas através destes
dispositivos. Mas até onde o consumidor aceitará receber
anúncios por seus dispositivos, qual o limite da privacidade na
coleta de informação por tais dispositivos, como será regulado
esse mercado e como as empresas podem usufruir desse mundo cada
vez mais conectado para vender seus produtos e serviços é o que
analisaremos nas próximas páginas deste trabalho.
Palavras-chave: Internet das Coisas, marcas, conectividade.
Brian Swint Valor, 2020. Disponível em: https://valor.globo.com/mundo/noticia/2020/10/03/robos-vencem-humanos-em-teste-de-previsao-de-colapso-financeiro.ghtml
Chris Riley, CIO, 2017. Disponível em: https://cio.com.br/tendencias/junte-internet-das-coisas-industrial-e-lean-no-chao-de-fabrica/
COLEMAN, C. et alli. Deloitte, 2017. Disponível em: https://www2.deloitte.com/content/dam/insights/us/articles/3828_Making-maintenance-smarter/DUP_Making-maintenance-smarter.pdf
Eder Oelinton. Suprimatec, 2018. Disponível em: https://suprimatec.com/aprendizado-de-maquina-na-pratica-como-a-alexa-da-amazon-funciona/
EXPERIAN. China Experian, 2019. Disponível em: https://china.experian.com/en/insights/2019-global-data-management-research
FINEP. FINEP, 2015. Disponível em: http://www.finep.gov.br/noticias/todas-noticias/4446-kevin-ashton-entrevista-exclusiva-com-o-criador-do-termo-internet-das-coisas
FUJINO. Katsushisa. Fujitsu, 2017. Disponível em: https://www.fujitsu.com/global/about/resources/featurestories/2017060201.html
HEER, Carsten. Ifr, 2020. Disponível em: https://ifr.org/ifr-press-releases/news/record-2.7-million-robots-work-in-factories-around-the-globe
iMasters. iMarsters, 2016. Disponível em: https://imasters.com.br/noticia/iot-vai-movimentar-64-bilhoes-de-coisas-conectadas-em-2016/
Hubfy. Hubfy, 2020. Disponível em: https://natal-rn.hubify.com.br/midia-paga/planejamento-de-midia-programatica/
Isabele Scavassa. TechTudo, 2020. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/03/iphone-12-podera-vir-com-sensor-3d-lidar-presente-no-ipad-pro-2020.ghtml
Jhone Estefano dos Santos. CIO, 2017. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/03/iphone-12-podera-vir-com-sensor-3d-lidar-presente-no-ipad-pro-2020.ghtml
JORDÃO, Fábio. Tech Mundo, 2010. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/daficcao-para-a-realidade/6226-da-ficcao-para-a-realidade-eu-robo.htm.
KRANZ, Maciej. Blog Cisco, 2018. Disponível em: https://blogs.cisco.com/innovation/take-a-leap-into-the-21st-century-of-iot
MARR, Bernard. Bernard Marr, 2020. Disponível em: https://www.bernardmarr.com/default.asp?contentID=704
MEOLA, Andrew. Business Insider, 2019. Disponível em: https://www.businessinsider.com/internet-of-things-devices-examples?op=1.
Liga. Liga Insights, 2020. Disponível em: https://liga.ventures/insights
PEGN. Revista PEGN, 2019. Disponível em: https://revistapegn.globo.com/Tecnologia/noticia/2017/09/ikea-lanca-aplicativo-de-realidade-aumentada-que-mostra-como-os-moveis-ficariam-em-casa.html
Pedro César Tebaldi Gomes. OP Services, 2019. Disponível em: https://www.opservices.com.br/4-tipos-de-analise-de-big-data/
Ploomes. Ploomes, 2019. Disponível em: https://blog.ploomes.com/internet-das-coisas-industria/
PROOF. PROOF, 2017. Disponível em: https://www.proof.com.br/blog/internet-das-coisas/
Alexandre Gallioti. IAB Brasil, 2019. Disponível em: https://iabbrasil.com.br/artigo-entenda-a-importancia-da-analise-de-dados-para-o-crescimento-da-sua-empresa/
PTC. PTC, 2017. Disponível em: https://www.ptc.com/en/resources/iiot/white-paper/unleashing-power-data-ar-and-iot
TUERK, Muriam. Forbes, 2019. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/miriamtuerk/2019/10/30/tesla-demonstrates-the-power-of-the-internet-of-things/?sh=62391ef610b7
Publicado: 2023-11-01
Como citar (ABNT):
POLLONI, A. et al. O marketing digital no conceito da internet das coisas. Plural – Revista Acadêmica, São Paulo, v. 2, n.4, p. 69 – 82, nov. 2023.
Volume 2 - Número 4 - Novembro 2023: Caderno Gestão