O impacto do clima escolar e do desenvolvimento moral na prevenção do bullying: uma análise multidimensional
Este artigo analisa o impacto do clima escolar e do desenvolvimento moral na prevenção do bullying. Examina-se a relação entre desengajamento moral e comportamentos agressivos, destacando a importância de um ambiente escolar positivo. O estudo revela a necessidade de abordagens multidimensionais que considerem fatores sócio-morais, afetivos e contextuais. Enfatiza-se a colaboração entre escola, família e comunidade, bem como a importância da formação continuada dos educadores. As conclusões apontam para a integração do desenvolvimento moral no currículo e na cultura escolar como estratégia eficaz contra o bullying, promovendo um ambiente propício ao crescimento pessoal e acadêmico dos estudantes.
Palavras-chave: Clima escolar - Desengajamento moral - Prevenção do bullying
AVILÉS MARTÍNEZ, J. M. Bullying: guia para educadores. Campinas: Mercado de Letras, 2013.
BANDURA, A. (2002). Selective moral disengagement in the exercise of moral agency. Journal of Moral Education, 31(2), 101-119.
BOMFIM, S. A. B. Bullying e cyberbullying: quando os valores morais nos faltam e a convivência se estremece. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 3, p. 1880-1900, 2017.
BRASIL. Lei nº 14.811, de 15 de janeiro de 2024. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 jan. 2024.
CARAVITA, S. C. S., GINI, G., & POZZOLI, T. (2012). Main and moderated effects of moral cognition and status on bullying and defending. Aggressive Behavior, 38(6), 456-468.
CARRETERO, C. M., & GIMENO, E. C. (2019). Estudio de un modelo predictivo del clima escolar sobre el desarrollo del carácter y las conductas de bullying. European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education, 9(3), 149-162.
COHEN, J., MCCABE, E. M., MICHELLI, N. M., & PICKERAL, T. (2009). School climate: Research, policy, practice, and teacher education. Teachers College Record, 111(1), 180-213.
COOK, C. R., WILLIAMS, K. R., GUERRA, N. G., KIM, T. E., & SADEK, S. (2010). Predictors of bullying and victimization in childhood and adolescence: A meta-analytic investigation. School Psychology Quarterly, 25(2), 65-83.
GINI, G., POZZOLI, T., & HYMEL, S. (2014). Moral disengagement among children and youth: A meta‐analytic review of links to aggressive behavior. Aggressive Behavior, 40(1), 56-68.
JIMÉNEZ, M. V. M., & BERNAL, A. O. (2013). Percepción del clima social familiar y actitudes ante el acoso escolar en adolescentes. European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education, 3(2), 149-160.
JIMÉNEZ, M. V. M., & BERNAL, A. O. (2016). Relación entre el clima social familiar y las actitudes juveniles ante el acoso escolar. International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología, 2
KONISHI, C., MIYAZAKI, Y., HYMEL, S., & WATERHOUSE, T. (2017). Investigating associations between school climate and bullying in secondary schools: Multilevel contextual effects modeling. School Psychology International, 38(3), 240-263.
MARTINEZ, J. M. A., TOGNETTA, L. R. P., & DAUD, R. P. (2020). Actuaciones del profesorado ante el bullying en contextos con y sin Equipos de Ayuda. Estudio en España y Brasil. Revista de Investigación en Psicología, 23
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA. Mapa da Segurança Pública 2024. Brasília: MJSP, 2024.
ROJAS, M. C., RUIZ, R. O., ROMERA, E., & BRAVO, A. (2023). Aggressive and Defensive Behaviour, Normative, and Social Adjustment in the Complex Dynamics of School Bullying. Psychosocial Intervention, 32
SIDERA, F., ROSTAN, C., COLLELL, J., & AGELL, S. (2019). Aplicación de un programa de aprendizaje socioemocional y moral para mejorar la convivencia en educación secundaria. Universitas Psychologica, 18
SILVA, C. L. M., & AQUINO, F. S. B. (2023). Formação em psicologia escolar: implicações para a prática em equipe multiprofissional. Psicologia: Ciência e Profissão, 43
SILVA, J. L.; OLIVEIRA, W. A.; ZEQUINÃO, M. A.; SILVA, M. A. I.; PEREIRA, B. O.; SILVA, J. C. Results from interventions addressing social skills to reduce school bullying: a systematic review with meta-analysis. Trends in Psychology, v. 26, n. 1, p. 509-522, 2018.
TABARES, A. S. G., & DUQUE, M. C. C. (2022). La asociación entre acoso y ciberacoso escolar y el efecto predictor de la desconexión moral: una revisión bibliométrica basada en la teoría de grafos. Educación XX1, 25
TOGNETTA, L. R. P.; AVILÉS MARTÍNEZ, J. M.; DAUD, R. P. (Des)engajamento moral e atuação docente frente ao bullying escolar. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 24, n. 3, p. 397-410, 2019.
TOGNETTA, L. R. P.; SOUZA, R. A.; LAPA, L. Z. A implantação das equipes de ajuda como estratégia para a superação do bullying escolar. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 24, n. 3, p. 397-410, 2019.
ZEQUINÃO, M. A.; MEDEIROS, P.; PEREIRA, B.; CARDOSO, F. L. Bullying escolar: um fenômeno multifacetado. Educação e Pesquisa, v. 42, n. 1, p. 181-198, 2016.
ZYCH, I., FARRINGTON, D. P., LLORENT, V. J., & TTOFI, M. M. (2017). Protecting children against bullying and its consequences. Springer.
Publicado: 2025-05-01
Como citar (ABNT):
MATEUS, F. C.; GALHARDO, R. O impacto do clima escolar e do desenvolvimento moral na prevenção do bullying: uma análise multidimensional. Plural – Revista Acadêmica, São Paulo, v. 1, n.7, p. 17 – 31, maio 2025.
Volume 4 - Número 7 - Maio 2025: Caderno Educação