Memória docente: metodologia formativa do professor reflexivo na escola contemporânea
O artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre a memória docente como metodologia na formação pedagógica. Para tanto foi descrito um projeto desenvolvido na Escola Nane. Os resultados mostraram a possibilidade de propiciar espaços reflexivos em instituições escolares e no cotidiano pedagógico, ao utilizar uma experiência profissional como suporte para o estudo
Palavras-chave: Docente, formação pedagógica, memória, metodologia.
ALVES, RUBEM. “Quem sou?” Concerto para Corpo e Alma. Campinas: Papirus, 2002, pp. 29-34.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 28/02/2016.
BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: A sociologia de Pierre Bordieu. Renato Ortiz (Org.). Ed. Olho D’água, pág. 32-79, 2003.
BUENO, B.O et al. Histórias de vida e autobiografias na formação de professores e profissão docente. (Brasil, 1985-2003) Educ. Pesqui. vol.32 no. 2 São Paulo May/Aug. 2006.
CIAMPA, A. C. A estória do Severino e a história da Severina: um ensaio de psicologia social. São Paulo: Brasiliense. 1998.
CURI, M. C. Memórias de leitura de professoras primárias no Estado de São Paulo: uma história leitura contada por professoras. 220p. 2001. Tese (Doutorado)- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2001.
DELORY-MOMBERGER, C. Les histoires de vie: de l'invention de soi au projet formation. Paris: Ed. Econômica (Coleção Anthropos). 2000.
DOMINICÉ, P. O que a vida lhes ensinou. In: O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, Departamento dos Recursos Humanos da Saúde, 1988, p. 131-153.
EDUCAÇÃO E PESQUISA. Em foco: histórias de vida e formação. On-line version ISSN 1678- 4634. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022006000200013. Acesso em: 28/02/2016.
EVANGELISTA, M. O; SHIROMA, E. Profissionalização: da palavra à política. In: Formação de professores: perspectivas educacionais e curriculares. Porto: Porto Editora, 2003, p. 327-45.
FAZENDA, I. C.A.; Interdisciplinaridade: qual o sentido? Editora Paulus, 2003.
GOLDSTEIN, K.; Ueber Aphasie. Abh. aBuehler, K.,aus d. Schw. Arch. I. Neurol. u. Psychiat.; Heft 6, 1927.
GOODSON, I. (Ed.) Studying teachers' lives. London: Routledge. 1992.
JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre, n.03(63), p.413-438, set./dez. 2007.
LAHIRE. Bernard, Por uma sociologia disposicionalista e contextualista da ação. (conferência). Brasil: UFRN, 12/11/2009.
_______________. Patrimónios individuais de disposições: Para uma sociologia à escala individual. Sociologia, Problemáticas e Práticas. Portugal, n. 49, 2005a, p. 11-42.
_______________. Retratos Sociológicos: Disposições e Variações individuais. Tradução Didier Martin e Patrícia Chittoni Ramos Reuillard – Porto Alegre: Artmed, 2004.
______________. The Plural Acto. Cambridge, Polity Press. (2010a).
NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde/Depto dos Recursos Humanos da Saúde. 1988.
OLIVEIRA, L.M.S. As formas identitárias nos contextos de trabalho: uma análise da profissionalidade docente. Disponível em http://www.pucsp.br/defesas/formas-identitarias-nos-contextos-de-trabalho-uma- analise-da-profissionalidade-docente. Acesso em 26/02/2016.
PASSADO REVISTO: Memórias docentes como recurso formativo. Pará de Minas, MG: VirtualBooks Editora, Publicação 2015.
QUEIROZ, M. I. P. Relatos orais: do indivisível a o divisível. In: Experimentos com histórias de vida (Itália-Brasil). São Paulo: Vértice, 1988, p. 14-43.
VON SIMSOM, O. R. M.. Memória, Cultura e Poder na Sociedade do Esquecimento. In: Arquivos, Fontes e Novas Tecnologias. Campinas: Autores Associados, 2000.
WARSCHAUER, C. Rodas em rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. 2000. Tese (Doutorado)- Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2000.
Publicado: 2022-05-01
Como citar (ABNT):
RIBEIRO, M. R. Memória docente: metodologia formativa do professor reflexivo na escola contemporânea. Revista Plural, São Paulo, v.1, núm.1, p. 24 – 38, maio. 2022.
Volume 1 - Número 1 - Maio 2022: Caderno Educação