Plural - Revista Acadêmica

A prática do ensino superior na identidade discente e docente: como a tecnologia educacional pode reduzir a evasão escolar

Resumo

Este artigo aborda o assunto da avaliação institucional pelo discente no Ensino Superior, com foco no docente e seu desempenho em sala em aula, considerando a relação entre eles e a identidade de ambos. Esse trabalho propõe uma metodologia de avaliação continuada do professor e da Instituição pelo aluno, por meio da Tecnologia, usando dispositivos móveis. Os resultados mostraram que o aluno que possui um tratamento direcionado pela Instituição terá um sentimento de fidelidade com a IES e dificilmente irá evadir, mantendo a continuidade do processo educacional e pedagógico.

Palavras-chave: Avaliação Institucional, Identidade Docente, Evasão, Tecnologia Educacional, Gestão do Ensino Superior

Referências

ANADON, Simone Barreto. Reestruturações Educativas Neoliberais no Brasil: a reforma construindo a docência dos anos iniciais. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pelotas, 2005.

BARRETO, João Carlos. ENADE e a contribuição para o desenvolvimento de uma instituição. Artigo para projeto de Gestão. São Paulo, 2014.

ENADE, 2014. Disponível em http://portal.inep.gov.br/enade, acesso em 22/04/2016.

IVO, Andressa A., HYPOLITO, Álvaro M. Políticas Gerenciais em Educação: efeitos sobre o trabalho docentes. Currículo sem fronteiras. v.15, n.2, mai-ago/2015, pp. 365-379. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org

JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo et al. Avaliação das competências docentes para utilização das tecnologias digitais da comunicação e informação. Currículo sem fronteiras. v.12, n.3, set-dez/2012, pp.83-96. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org.

LAWN, Martin. Os professores e a fabricação de identidades. Currículo sem fronteiras. v.1, n.2, jul-dez/2001, pp.117-130. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org.

LOURENCETTI, Gisele do Carmo. As mudanças sociais e a reforma educacional paulista: o que muda no trabalho docente. Trabalho apresentado no ENDIPE, 2008.

MENDES, Célia Maria Lopes. Magistério: vocação ou sofrimento? Percepções de professores acerca do cotidiano escolar num contexto de precarização e intensificação do trabalho docente. Dissertação de Mestrado. Centro Universitário Moura Lacerda, 2009.

OLIVEIRA, Lúcia Matias da Silva. A relação professor-aluno: traços culturais presentes na interação em sala de aula. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: PUCSP, 2009.

__________________________. As formas identitárias nos contextos de trabalho: Uma análise da profissionalidade docente. Tese de Doutoramento. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: PUCSP, 2014.

RIOS, Mirivan C. O Gestor Escolar e as Novas Tecnologias. Artigo Unifia: 2011. Disponivel em http://unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/educacao_foco/artigos/ano2011/gest_tec.pdf

SILVA, B. & Osório, A. (2009). As Tecnologias de Informação e Comunicação da Educação na Universidade do Minho. In: Cândido Varela de Freitas (org.). Dez Anos de Desafios à Comunidade Educativa (pp. 9-25). Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho.

Publicado: 2022-11-01

PDF

Como citar (ABNT):

SILVA, K. J. A prática do ensino superior na identidade discente e docente: como a tecnologia educacional pode reduzir a evasão escolar. Revista Plural, São Paulo, v.1, núm.2, p. 22 – 38, nov. 2022.

Volume 1 - Número 2 - Novembro 2022: Caderno Educação