O conceito de espaço na obra Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman
Para a Geografia, o espaço é o seu principal objeto de estudo. Sua definição, porém, contém alto grau de dificuldade, quanto à sua compreensão e possibilidades, já que o espaço geográfico é definido pelo movimento da sociedade que lhe dá vida, numa eterna transformação, sendo que, cada período histórico se afirma por meio de novas técnicas, que o caracterizam e uma nova disposição dos objetos. O filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman interpreta as mudanças em curso como um novo momento na Era Moderna. Para Bauman, a tentativa de descrever o novo momento passa necessariamente pela compreensão dos elementos constitutivos da Modernidade Líquida, que resume e descreve um conjunto de características do final do século XX e das primeiras décadas do século XXI, onde surge uma nova política econômica, novas tecnologias, novas técnicas, novas formas de trabalho, novas formas de socialidade, novas formas de lazer, de família, de consumo, novas formas de ir e vir, que nos levam a perguntar: quais as novas características do espaço na Modernidade Líquida? A busca por respostas a essa pergunta orienta nosso trabalho de pesquisa nesta resenha crítica, que visa contribuir com o pensamento geográfico, que busca, cada vez mais, desvendar a interação dinâmica do homem com seu meio.
Palavras-chave: Espaço. Espaço geográfico. Geografia. Modernidade. Modernidade Líquida.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Trad. Plínio Dentzien, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
COSTA, Rogério Haesbaert da. O mito da desterritorialização: do fim do território à multiterritorialidade. 13 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2021.
HARVEY, David. Condição pós-modernas: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Trad. Adail Ubirajara; Maria Stela Gonçalves. 24 Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
HUGO, Victor. Os trabalhadores do mar. Trad. Machado de Assis. São Paulo: Nova Cultural, 2002.
MORAES, A. C. R. de; COSTA, W. M. Geografia crítica: a valorização do espaço. São Paulo: Hucitec, 1984.
OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. 30 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
Papa Francisco, Carta enc. Laudato si: sobre o cuidado da casa comum (24 de maio de 2015).
SANTOS, Milton. Por uma Geografia nova: da crítica da Geografia a uma Geografia crítica. 3ed. São Paulo: Hucitec, 1990.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2006
Publicado: 2023-11-01
Como citar (ABNT):
SANTOS, L. E. F. O conceito de espaço na obra Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman. Plural – Revista Acadêmica, São Paulo, v. 2, n.4, p. 32 – 53, nov. 2023.
Volume 2 - Número 4 - Novembro 2023: Caderno Educação