Hallyu: a cultura pop como ferramenta de marketing internacional
A Coreia do Sul iniciou a partir da década de 1990, um processo de exportação da sua cultura por meio do soft power, movimento onde um país por meio de seus costumes. Dentro desta mobilização, a Onda Hallyu se tornou uma das maiores ferramentas de promoção do país, tendo como destaque a música pop coreana, mais conhecida como K-pop. Este artigo pretende ponderar sobre a Coreia do Sul utilizou o K-pop como ferramenta de Marketing Internacional para exportar tanto a música popular coreana, a gastronomia local e seus costumes para outros países. Para responder sobre este ponderamento, o trabalho irá se houve ações governamentais ou investimentos na divulgação da cultura pop coreana, quais foram os impactos dessas ações conjuntas na exportação cultural Sul-coreana e tentar comprovar como essas ações impactaram economicamente e socialmente o posicionamento da Coreia do Sul frente a outros países. Para cumprir estes objetivos foi utilizada a metodologia e pesquisa bibliográfica, para baseamento das informações do trabalho
Palavras-chave: Hallyu; Coreia do Sul; Marketing; K-pop.
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Publicado: 2023-11-01
Como citar (ABNT):
POLLONI, A. et al. Hallyu: a cultura pop como ferramenta de marketing internacional. Plural – Revista Acadêmica, São Paulo, v. 2, n.4, p. 83 – 95, nov. 2023.
Volume 2 - Número 4 - Novembro 2023: Caderno Gestão