Memórias de experiências na abordagem de projetos interdisciplinares: práticas pedagógicas em debate
O artigo busca problematizar o uso de atividades lúdicas e interdisciplinares na consolidação do processo de ensino-aprendizagem. O referencial teórico utilizado para análise se baseou nos estudos de Bourdieu, Lahire, Berger & Luckmann, Oliveira entre outros. Os resultados mostraram que a experiência de recuperação de memória dos professores analisados aponta a possibilidade de reinterpretação de suas trajetórias de socialização na busca de soluções para os desafios cotidianos.
Palavras-chave: Processo ensino-aprendizagem; projetos interdisciplinares, prática pedagógica; identidade docente.
BERGER, Peter L., LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade – Tratado de sociologia do conhecimento. Tradução de Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
BOURDIEU, Pierre. 1994. Textos de Pierre Bourdieu. In: ORTIZ, Renato - São Paulo-SP: Ática.
GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a Teoria das Múltiplas Inteligências. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
LAHIRE, Bernard. Retratos Sociológicos: Disposições e Variações Individuais. Tradução: Didier Martin e Patrícia Chittoni Ramos Reuillard – Porto Alegre: Artmed, 2004.
OLIVEIRA, Lúcia Matias da Silva. As Formas identitárias nos contextos de trabalho: Uma análise da profissionalidade docente. Tese de doutoramento. PUCSP. 2014.
http://www.cchla.ufrn.br/interlegere/09/pdf/09es11.pdf
http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v21n3/1516-7313-ciedu-21-03-0559.pdf
https://chasqueweb.ufrgs.br/~leticiastrehl/HowardGardner.pdf
https://pactuando.files.wordpress.com/2013/08/rbde10_resenhas_04_sucesso_escolar_nos_meios _populares.pdf
http://www.anpad.org.br/admin/pdf/eor828.pdf
http://fatosociologico.blogspot.com.br/2010/06/peter-berger-e-thomas-lukmann-individuo.html
Publicado: 2022-05-01
Como citar (ABNT):
GALASSO, M. A. S.; OLIVEIRA, P. R. J.; BARROS, J. S. Memórias de experiências na abordagem de projetos interdisciplinares: práticas pedagógicas em debate. Revista Plural, São Paulo, v.1, núm.1, p. 39 – 50, maio. 2022.
Volume 1 - Número 1 - Maio 2022: Caderno Educação