A relação professor-aluno: intervenientes na construção da identidade profissional
Esse estudo teve como objetivo analisar os elementos presentes na construção do relacionamento entre professores e alunos, tanto do ponto de vista pessoal, quanto profissional. Através do relato de experiência em sala de aula como aluno e como professor, foi possível coletar os dados empíricos, por meio de entrevista semiestruturada respondida pelo professor, sujeito desse estudo. O referencial teórico se baseou nos estudos de Charlot e Oliveira. Os resultados mostraram que a valorização da relação entre os sujeitos responsáveis pelo desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem fará com que o professor enxergue a docência como um processo de construção que ajuda a inspirar um tipo de conexão que tem o poder de mudar vidas.
Palavras-chave: relação professor-aluno, identidade, práticas pedagógicas.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: Elementos de uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000. Tradução: Bruno Magne.
_______________. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez Editora, 2013
OLIVEIRA, Lúcia Matias da Silva. A relação professor – aluno: traços culturais presentes na interação em sala de aula. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. PUCSP. 2009.
Publicado: 2022-11-01
Como citar (ABNT):
ALMEIDA, E. M. A relação professor-aluno: intervenientes na construção da identidade profissional. Revista Plural, São Paulo, v.1, núm.2, p. 39 – 48, nov. 2022.
Volume 1 - Número 2 - Novembro 2022: Caderno Educação