Plural - Revista Acadêmica

As experiências socioculturais e a escolha da profissão

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender em que medida as experiências socioculturais interferem na escolha da profissão. Para tanto procedeu-se à recuperação das memórias dos professores analisados, entendidas como componentes para construção de sua identidade e determinantes na escolha profissional. O referencial teórico se baseia nos estudos de Dubar. Os resultados mostraram que essa experiência influencia a escolha da profissão, embora os sujeitos declarem que esse posicionamento se deu em função de escolhas pessoais.

Palavras-chave: Identidade profissional, experiências socioculturais, memória, profissão, escolha.

Referências

BERGER, Peter L., LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade – Tratado de sociologia do conhecimento. Tradução de Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis, Vozes, 2012. DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Tradução: Andréa Stahel M. da Silva – São Paulo: Marins Fontes, 2005.

http://redeglobo.globo.com/acao/noticia/2013/03/importancia-da-memoria-na formacao-da-identidade-do-individuo.html. Acessado em 15/03/2016. Gilberto Xavier, professor do Instituto de Biociência da USP

http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=172&doc=13175&mid=2. Acesso em: 20/03/2016

Publicado: 2022-11-01

PDF

Como citar (ABNT):

SILVA, E. T.; QUINA, R. S.; SANTOS, S. S. As experiências socioculturais e a escolha da profissão. Revista Plural, São Paulo, v.1, núm.2, p. 49 – 61, nov. 2022.

Volume 1 - Número 2 - Novembro 2022: Caderno Educação