Plural - Revista Acadêmica

Planejamento Estratégico em Segurança Privada Aplicado a Centros Comerciais de Médio e Grande Porte

Resumo

O crescimento da segurança privada no Brasil reflete, acima de tudo, o crescimento econômico e, paralelamente, a intensificação das ameaças e a crescente complexidade de seus problemas. Nesse particular, o treinamento de profissionais preparados e a composição de planos estratégicos consistem em uma necessidade e não um diferencial. Nesse sentido, a segurança, é mais que o cumprimento de regras, ela é, sim, um parâmetro de sustentabilidade para esses empreendimentos. Motivada pela carência de pesquisas especificas neste setor, esta pesquisa teve como objetivo analisar e propor diretrizes para o planejamento estratégico em segurança privada aplicado a shoppings de médio e grande porte. A metodologia utilizada foi de pesquisa descritiva lastreada por pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário, e os resultados apontaram fragilidades na capacitação dos agentes envolvidos bem como um grande espaço para conscientização dos gestores sobre a necessidade de planejamento estratégico.

Palavras-chave: Planejamento Estratégico, Segurança Privada, Shopping Center

Referências

BARBOSA, A. Planejamento estratégico em segurança privada: estudos sobre edificações e formatações de empreendimentos. São Paulo: Atlas, 2016.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOIN, A.; McCONNELL, A. Gestão de crises e resiliência organizacional. Oxford: Oxford University Press, 2007.

DAVENPORT, T. H.; RONANKI, R. Inteligência artificial aplicada à segurança: impactos e desafios. Harvard Business Review, v. 96, n. 6, p. 108-116, 2018.

FENNELLY, L. P. Handbook of Loss Prevention and Crime Prevention. 5th ed. Boston: Butterworth-Heinemann, 2012.

FERNANDES, C. Segurança privada como diferencial estratégico em shopping centers. Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 15, n. 3, p. 87-102, 2019.

GARCIA, C. R. Segurança privada no Brasil: desafios e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KAPLAN, S.; GARRICK, B. J. On the quantitative definition of risk. Risk Analysis, v. 1, n. 1, p. 11-27, 1981.

MARCELINO, P. Planejamento e desenvolvimento de estratégias de segurança privada para grandes empreendimentos comerciais. São Paulo: Blucher, 2022.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2012.

NORMAN, D. O impacto da inovação tecnológica na segurança privada. São Paulo: Blucher, 2013.

OLIVEIRA, A. P. Gestão estratégica da segurança privada. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

OLIVEIRA, J.; SOUZA, L. Planejamento estratégico e segurança privada em grandes centros comerciais: o caso do Shopping Eldorado. Revista de Gestão Empresarial, v. 10, n. 2, p. 78-92, 2018.

PORTER, M. E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1985.

SILVA, M.; COSTA, R. Abordagem integrada para a segurança em centros comerciais. Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 9, n. 2, p. 45-62, 2015.

SMITH, J. Privacidade e segurança: desafios éticos na adoção de novas tecnologias. Security Journal, v. 31, n. 4, p. 221-238, 2018.

TAMMENHAIN, J. Gestão de risco operacional em shopping centers. Berlim: Springer, 2010.

Publicado: 2025-05-01

PDF

Como citar (ABNT):

POLLONI, A. et al. Planejamento Estratégico em Segurança Privada Aplicado a Centros Comerciais de Médio e Grande Porte. Plural – Revista Acadêmica, São Paulo, v. 1, n.7, p. 140 – 148, maio 2025.

Volume 4 - Número 7 - Maio 2025: Caderno Gestão