Plural - Revista Acadêmica

Palavra do Reitor - Volume 3 - Número 5 - Maio 2024


Aprendizagem com autonomia

São inúmeras as mudanças ocorridas na educação, frutos de uma sociedade dinâmica e tecnológica. Foi-se o tempo em que o professor era o único detentor do saber, o protagonista no processo ensino-aprendizagem. A realidade atual tem o aluno como o centro do próprio conhecimento; professores, pais e colegas são coadjuvantes em sua aprendizagem.

Isto ocorre em razão da autonomia desenvolvida e conquistada pelo indivíduo, que vai muito além de conhecimentos técnicos. O desenvolvimento de habilidades socioemocionais precede a autonomia discente, uma vez que pressupõe a sua capacidade de compreensão e expressão de opiniões acerca de diversos assuntos. Ademais se sentem seguros com relação às próprias decisões.

O aluno autônomo consegue trabalhar sua inteligência emocional, habilidade humana tão requirida nos ambientes profissionais, um diferencial no mercado de trabalho. Por conseguinte, o reconhecimento e o gerenciamento dos próprios sentimentos propiciam maior capacidade de concentração, bem como se sentem motivados a encarar de forma assertiva seus desafios acadêmicos e profissionais.

O Centro Universitário Sumaré, ciente da importância de contribuir para a formação da autonomia discente, apresenta uma metodologia indutiva, na qual alunos são constantemente incentivados a buscar conhecimentos. Para tanto, dispomos de plataformas digitais, que oferecem conteúdos de qualidade, atualizados e convergentes com as necessidades mercadológicas. O aluno autônomo busca pesquisar, uma prioridade desta instituição. A pesquisa acadêmica pressupõe a busca por conhecimento de qualidade, de modo a levar o aluno à construção de significados e a se tornar cada ver mais partícipe e protagonista de realidades pessoais, sociais e hsitóricas.

Antônio Fernando Soria Barbosa
Reitor do Centro Universitário Sumaré